quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUEM SOMOS

O Espírito Santo suscita na Igreja em todos os tempos carismas novos, que renovam a própria Igreja oportunizando uma resposta de Deus as necessidades do homem e do mundo. Hoje o Espírito faz surgir novas comunidades chamando por primeiro homens e mulheres, em especial, que sentem-se impulsionados a fundar uma obra com um carisma particular e por conseqüência atraem a outros que desejam viver a mesma consagração juntamente com estes primeiros, chamados de fundadores e fundadoras.

Conforme documento "A vida Consagrada" do Papa João Paulo II, no número 12 e 62 encontramos.

12- “A perene juventude da Igreja continua a manifestar-se também hoje: nos últimos decênios, depois do Concílio Ecumênico Vaticano II, apareceram formas novas ou renovadas de vida consagrada. Em muitos casos, trata-se de Institutos semelhantes aos que já existem, mas nascidos de novos estímulos espirituais e apostólicos. A sua vitalidade deve ser ponderada pela autoridade da Igreja, a quem compete proceder aos devidos exames, quer para comprovar a autenticidade da sua finalidade inspiradora, quer para evitar a excessiva multiplicação de instituições análogas entre si, com o conseqüente risco de uma nociva fragmentação em grupos demasiadamente pequenos. Noutros casos, trata-se de experiências originais, que estão à procura da sua própria identidade na Igreja e esperam ser reconhecidas oficialmente pela Sé Apostólica, a única a quem compete o juízo definitivo. Estas novas formas de vida consagrada, que se vêm juntar às antigas, testemunham a constante atração que a doação total ao Senhor, o ideal da comunidade apostólica, os carismas de fundação continuam a exercer mesmo sobre a geração atual, e são sinal também da complementaridade dos dons do Espírito Santo.Mas o Espírito não Se contradiz na inovação. Prova-o, o fato de que as novas formas de vida consagrada não substituíram as antigas. Numa variedade tão grande de formas, pôde-se conservar a unidade de fundo graças ao chamamento sempre idêntico a seguir, na busca da perfeita caridade, Jesus virgem, pobre e obediente. Este chamamento, tal como se encontra em todas as formas já existentes, assim é requerido naquelas que se propõem como novas”.

62- "A originalidade destas novas comunidades consiste freqüentemente no fato de se tratar de grupos compostos de homens e mulheres, clérigos e leigos, de casados e solteiros, que seguem um estilo particular de vida, inspirado às vezes numa ou noutra forma tradicional ou adaptado às exigências da sociedade atual. Também o seu compromisso de vida evangélica se exprime em formas diversas, manifestando-se, como tendência geral, uma intensa aspiração à vida comunitária, à pobreza e à oração. No governo, participam clérigos e leigos, segundo as respectivas competências, e o fim apostólico vai ao encontro das solicitações da nova evangelização”.

Somos conhecidos hoje como novas comunidades, novas expressões de vida consagrada, comunidades carismáticas, comunidades de Vida Evangélica ou comunidades de Vida e Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentarios deverão ter seus teores com sensibilidade e senso cristão.