sábado, 23 de fevereiro de 2013

A PALAVRA DO FUNDADOR


Ut unum sint (todos sejam um)
Prezados irmãos em Cristo

“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino!” (Luc 12,32).

Estamos vivendo um momento significativo e de muitas graças na vida e história da Fraternidade Católica Éfeso. No último dia 21 de dezembro de 2012, a Igreja, por meio do nosso Arcebispo e pastor Dom Jaime Vieira Rocha, nos reconheceu por Decreto Canônico, uma Associação Privada de fieis, como dito no decreto, reconhecida validamente por nossa autoridade Diocesana como católica, conforme os cânones 298 a 312. Decreto datado do dia 19 de dezembro de 2012.
Ser reconhecida pela autoridade da Igreja é confirmar, que a inspiração do fundador em dar vida a uma obra, não foi uma vontade meramente humana, foi, e é, inspiração de Deus e obra da ação do Espírito Santo em seus membros. Alegra-nos saber que a igreja nos confirma e nos liga ao céu. Fazer parte de uma obra legitimamente reconhecida pela Igreja é ter a certeza que o local onde estamos é obra de Deus, e como tal, precisamos como membros, corresponder à necessidade desta obra para que a cada dia cumpra com a sua missão.
A palavra da Escritura retirada do Evangelho segundo São Lucas, foi uma motivação da parte de Deus para acolhermos com amor, generosidade e humildade o reconhecimento da Igreja. Foi para mim, e acredito para muitos, uma surpresa, pois como diz a escritura nos sentimos como “pequenino rebanho”, mas que Deus quis nos conceder, como fruto do seu amor para conosco, tão grande e significativa graça. Convido a todos que se sentem, ou mesmos não sendo membros efetivos, se alegram com esta iniciativa da Igreja, a abrir-se para acolher as graças provindas como consequência deste Reconhecimento Diocesano.
Tudo isso é muito bom, mas nada disso é possível se Deus não estiver conosco (conf. Sal 127,1), e também, se cada um com desprendimento, dedicação, amor, perseverança e responsabilidade, se esforçarem para que a obra de Deus cumpra com sua missão no mundo em que vivemos. Aproveito para convidá-lo a se manter fiel a Cristo e sua Igreja como membro e amigo da Fraternidade Católica Éfeso, sendo um cooperador sempre fiel à obra de Deus.
Neste ano de 2013, Deus nos convida a “lançar as redes para águas mais profundas” (conf. Luc 5, 4), mesmo diante de nossas limitações financeiras e de poucos operários na messe do Senhor, temos a certeza que esta obra não nos pertence, e sim a Deus: “Ouvi-me, vós da casa de Jacó, tudo o que resta da casa de Israel, Vós, a quem carreguei desde o seio materno, a quem levei desde o berço. Até a vossa velhice continuo o mesmo, até vos cobrirdes de cãs continuo a carregar-vos: eu vos criei e eu vos conduzirei, eu vos carregarei e vos salvarei”. (Isaias 46,3-4)
Neste ano estamos alargando a obra de Deus, cumprindo com a nossa missão que é Evangelizar, “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16, 15). Nos próximos dias, estamos fundando mais uma Casa de Oração (Centro de Evangelização) a primeira missão oficial da Éfeso, esta missão que já se iniciou desde o dia 25 de junho de 2012, na comunidade do Lenigrado, no bairro do Planalto, pertencente à Área Pastoral de Nossa Senhora da Assunção, colhe seu primeiro fruto com a abertura de uma casa de oração e formação, com diz a escritura, ”com efeito, minha casa será chamada casa de oração para todos os povos” (Isaias 56, 7b). Neste avançar para águas mais profundas, fundaremos duas frentes de missão na cidade de Natal, uma na Paróquia de Santa Maria Mãe na Igreja de São marcos no Panatis II, Zona Norte da cidade, com a abertura de um Grupo de Comunhão todas as terças-feiras, às 19h30min a partir do dia 5 de março de 2013 e outra na Paróquia de São João Batista na Igreja de Santo Antonio em Lagoa Nova, Zona Sul da Cidade com um Grupo de Comunhão a definir dia e data para começar. Essas duas frentes de missão terá como principal objetivo ser um sinal de Deus, cooperar com a sua Igreja, e no futuro, organizar nos seus setores, a abertura de um Centro de Evangelização, uma espécie de filial da Fraternidade Católica Éfeso.
Com o Reconhecimento Diocesano e aprovação dos Estatutos da Éfeso, convocamos a Assembleia Geral Ordinária que terá, entre outros objetivos, eleger o Núcleo de Governo Geral, e elaborar o plano Estratégico para os próximos cinco anos, que desde já, pedimos a todos, oração e empenho para colocar o planejado em prática. Também discernimos a penitência coletiva para o ano de 2013, que será a abstinência de doces todas as quartas-feiras do ano de 2013 iniciando na quarta de cinzas 13 de fevereiro até a quarta dia 18 de dezembro de 2013. Essa abstinência não nos desobriga a abstinência pessoal da quaresma.
Tudo isso é muito bom, mas para que possamos: “levar a bom termo entre vós essa obra de generosidade, como já a tinha começado” (II Cor 8,6), é necessária uma atitude de oração, doação e comunhão, sem essas atitudes a obra de Deus, tende a ficar danificada.
Portanto, diante de todos esses fatos, venho convidá-lo a unirmos esforços, e junto comigo e nossos irmãos de comunidade, a tomar algumas atitudes que são necessárias para que a obra de Deus cumpra com seus objetivos e chegue a bom termo:
1.       A intensificar a vida de oração diária e a busca constante pelos sacramentos, com o comprometimento de serem pessoas espirituais;
2.       A ser fiel ao apelo e envio do Senhor de Evangelizar todos os povos;
3.       Ser fiel nos compromissos assumidos na comunidade, sobretudo na vivência comunitária, na participação do grupo de comunhão e na fidelidade a frequência e exercício de seu ministério ou serviço;
4.       A ser fiel ao mandamento de Deus e da Igreja como dirá no Catecismo “os fieis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja”, ou seja, devolver o dízimo como dirá Malaquias 3, 10 “trazei o dízimo integral para o tesouro, a fim de que haja alimento em minha casa. Provai-me com isto, disse Iahweh dos exércitos, para ver se eu não abrirei as janelas do céu e não derramarei sobre vós bênçãos em abundancia. São Paulo complementa essa passagem dizendo: “Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará, aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará. Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria”. Você crer nisso? (II Coríntios 9 6-7);
5.       Priorizar o trabalho com os pobres, inserindo-se nas comunidades carentes, a qual muitos chamam favelas. E levar uma assistência sócio-pastoral, dando dignidade para todos, vendo e acolhendo a Jesus Cristo no nosso irmão excluído e sofrido;
6.       A viver intensamente esse tempo quaresmal e de um modo particular o ano da fé.
Feliz pela compreensão e oração de todos, peço as bênçãos de Deus pela intercessão de Maria Santíssima, São José, Beata Teresa de Calcutá, São Maximiliano Kolbe e Santa Teresinha de Lisieux, para todos nós.


Natal, 22 de fevereiro de 2013.

Com amor fraternal


Carlos Magno Cordeiro de Moura
Moderador Geral/Fundador


Para meditar:
No final de tudo diremos: “somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer(Luc 17, 10b).
“Se Iahweh não constrói a casa, em vão labutam os construtores; se Iahweh não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas”. (Sl 127,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentarios deverão ter seus teores com sensibilidade e senso cristão.