terça-feira, 22 de setembro de 2009

Encerrada visita ad limina dos bispos do Regional Nordeste II da CNBB

O papa Bento XVI recebeu nesta sexta-feira, 18, em Castel Gandolfo, mais quatro bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
O arcebispo de Natal (RN), dom Matias Patrício de Macêdo; o arcebispo emérito, dom Heitor de Araújo Sales; o bispo de Caicó, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz; e o bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana, foram os bispos recebidos em audiência particular.
Com o encontro de ontem, se encerra a visita "ad Limina" do Regional Nordeste 2 e tem início a dos Regionais Nordeste 1 e 4 (Ceará e Piauí), que se realizará até o dia 26.
Até agora, Bento XVI recebeu três regionais da CNBB em visita ad limina. Os primeiros grupos foram os regionais Oeste 1 e 2.
Anteontem, 22 bispos do Nordeste 2 foram recebidos em audiência pelo papa. Ao saudar o papa, os prelados destacaram a condição de exclusão e abandono de parte da população nordestina.
Durante a visita os bispos participam de celebrações eucarísticas nas basílicas de Santa Maria Maior e de São Pedro; de reuniões e oficinas da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e da Congregação para os Bispos, além de audiências particulares com o papa Bento XVI.
Outras reuniões também fazem parte do cronograma de atividades dos bispos, entre elas, a reunião de trabalho com o cardeal Prefeito e Oficiais da Congregação para os Bispos, reunião de trabalho com a Congregação para o Clero, e de oficinas com a Congregação para a Família.
A Visita ad limina é uma tarefa pela qual os bispos diocesanos têm de cumprir a cada 5 anos, visitarem os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e se encontrarem com o papa, como sinal de comunhão entre os bispos e a Santa Sé.

Um comentário:

  1. Ola estou aqui mas estou em sintonia com todos!!

    Vi o blog e achei muito legal... como ja falei que sempre nas minha orações estou rezando por todoa a fraternidade...

    DEUS ABENÇOE!

    Pe. Josinaldo (camilo)

    ResponderExcluir

os comentarios deverão ter seus teores com sensibilidade e senso cristão.