quarta-feira, 15 de julho de 2009

PALAVRA DO FUNDADOR (Carta Pastoral)


Prezados filhos e irmãos em Cristo,

Ao final desta festividade em comemoração aos 9 anos de fundação da Fraternidade Católica Éfeso, nos abre um novo horizonte animados pelas palavras de São Paulo: “ Contudo seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” (Fil 3,13).
Neste dia 01 de julho de 2009, abre-se o ano de preparação, as comemorações do jubileu de 10 anos (bodas de estanho) da vocação Éfeso. Nascida de Deus e fecundada no seio de sua Igreja, Santa, Católica e Apostólica, para ser sinal de Deus no mundo, e de um modo particular, presente nesta porção do povo de Deus que é a arquidiocese de Natal.
Olhar para traz é alegrar-nos e louvar a Deus por sua misericórdia, amor e fidelidade sem fim. Unidos a Trindade Santa e Maria Santíssima que nos envolve e marcha a nossa frente com os Santos Anjos. A mim, e a cada um de nós, fica a responsabilidade de zelar pela obra de Deus, na certeza que “somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer” (Luc 17, 10).
Ao oficializar, por esta carta pastoral, o ano Jubilar da Vocação Éfeso, quero motivar e convocar a você e todos que fazem esta Vocação e aqueles que direta ou indiretamente participa desta obra, a ser fiel no pouco para que Deus possa nos confiar mais (Conf. Mateus 25,21b); a sermos verdadeiros filhos obedientes de Deus e da sua Igreja; servos do único e verdadeiro Senhor de nossas vidas, guiados pela ação poderosa do Espírito Santo.
Que este ano, seja de árduos esforços em levar almas para Deus, a partir da nossa adesão e entrega verdadeira a Jesus e sua Igreja. Que a vida em Deus seja mais que uma meta a ser atingida, mas uma realidade visível e presente em todos os dias de nossa vida.
Olhando para o passado e atirando-nos ao que nos espera: Exorto a todos e a cada um em particular, Coragem meus filhos, animo “Não temais, não vos deixeis atemorizar... pois a guerra não compete a vós mais a Deus (II Crônicas 2,15), lembremos que o que importa é prosseguir decididamente.
Unidos a igreja em todo o mundo nos coloquemos na brecha como intercessores, em prol dos nossos irmãos sacerdotes, neste ano a eles dedicado; sejamos ávidos e fervorosos na oração, pelos sacerdotes, para que sejam verdadeiramente o Persona Christi na administração dos sacramentos, mas sobretudo, em suas vidas pessoais, para que ao vê-los, vejam a Cristo.
Desde já, aproveito para agradecer a todos as orações e empenho por este ano Jubilar, que o bom Deus os recompense e Maria Santíssima os envolva com seu manto de amor.
Não poderia esquecer de agradecer a nossa mãe, Maria Santíssima, que é venerada nesta casa sob o titulo de Mãe da Igreja, todas as graças derramadas sobre nós ao longo deste anos passados, e, confiá-la juntamente com nossos Santos Baluartes: Santa Teresinha de Lisieux, São Maximiliano Kolbe e a Beata Teresa de Calcutá o ano Jubilar que ora começa e toda a vocação Éfeso com seus membros presentes e aos que por aqui passaram e os que virão, sem esquecer aqueles que já contemplam a glória de Deus, o amor encarnado, na certeza que intercedem por nós.
“não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo.
Eis o que diz o Senhor, o Redentor, e o Santo de Israel, ao objeto de desprezo dos homens e de horror das nações, ao escravo dos tiranos: diante de ti, reis se levantarão e príncipes se prostrarão, por causa do Senhor que é fiel, e do Santo de Israel que ti elegeu, eis o que diz o Senhor: no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei.
Eu te formei e designei para fazer aliança com os povos, para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas, para dizer aos prisioneiros: “Sai!” e aqueles que mergulham nas trevas: “Vinde à luz!”.
Ao longo de todo trajeto terão o que comer. Sobre todas as dunas encontrarão seu alimento. Não sentirão fome nem sede; o vento quente e o sol não os castigarão. Porque aquele que tem piedade deles, o guiara e os conduzira às fontes.
...Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sobre os olhos tuas muralhas.
...Sustentarei tua casa contra teu adversário, libertarei eu mesmo teus filhos.
... e toda a criatura saberá que sou eu o Senhor teu Salvador, teu Redentor, o Poderoso de Jacó”.
Isaias 49, 6-10,16.25b.26b

Natal, 01 de Julho de 2009.

Servo dos servos de Deus


Carlos Magno Cordeiro de Moura
Coordenador/ Fundador da Fraternidade Católica Éfeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentarios deverão ter seus teores com sensibilidade e senso cristão.